Powered By Blogger

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Jesus numa moto



"eu vou virar a própria mesa/quero uivar numa nova alcatéia
vou meter um Marlon Brandon nas ideias/e sair por aí".

Faz pouco mais de um ano que Zé Rodrix pediu passagem e foi viver em um outro plano, ao lado do Mestre Jonas, andando com Jesus numa moto e lembrando dos tempos de Blue Riviera.

Passei a conhecer a sua obra não faz muito tempo. Pouco antes de ele vir a falecer. Criador do "Rock Rural", Zé era multi-instrumentista, compositor, publicitário e escritor. Passou a ser conhecido quando começou a concorrer nos Festivais de música que movimentavam o cenário musical nacional no final dos anos 60.

O auge da sua carreia veio com o projeto feito juntamente com Luís Carlos Sá e Guttemberg Guarabyra, chamado Sá, Rodrix e Guarabyra. Lançaram muitos discos nos anos 70, mesclando folk, rock, blues e música sertaneja. Alguns anos depois, Zé partiu para carreira solo e, em 1982, decidiu deixar de lado a música e ficar só trabalhando com publicidade. Fez até um hit para a Chevrolet (procurem no youtube). Mas não abandonou completamente a música, montando o projeto chamado "Joelho de porco", classificado como terapia musical pelo próprio Zé.

Na década de 90 declarou que era maçon e iniciou seu lado escritor. Escreveu uma trilogia que conta um pouco sobre a história da fraternidade, esclarecendo alguns fatos e desmistificando a maçonaria. É a "trilogia do templo", com os títulos "Johaben - diário de um construtor do templo", "Zarobabel - reconstruindo o templo" e "Esquin de Floyrac - o fim do templo".

Enfim, Zé Rodrix foi uma figura única na música brasileira. Percebo que cresce cada vez mais o número "devotos" da sua obra, seja ela musical ou literária. Particularmente gosto muito de suas músicas, de seu conhecimento musical, de sua criatividade e da pessoa que foi.

Gostaria de colocar diretamente um vídeo do Zé aqui no blog. Mas ainda não sei usar este recurso. Nem sei se existe. Vou continuar colocando os Links do youtube para vocês assistirem: http://www.youtube.com/watch?v=e-x86iiozsc

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário