Powered By Blogger

terça-feira, 20 de abril de 2010

Ontem, dia 19/04, foi dia do índio. Confesso que tinha esquecido da data e só fui lembrar ao decorrer do dia.

Esse meu esquecimento me fez refletir um pouco sobre o que estamos fazendo com a nossa cultura. Sabemos que a nossa diversidade cultural é muito grande e que isto nos coloca em um patamar privilegiado. Fez parte do processo evolutivo do Brasil.

Contudo, vejo uma falta de interesse muito grande em preservar a cultura indígena. Estamos cada vez mais antenados no que o resto do mundo tem para nos oferecer e acabamos não percebendo que engavetamos aquilo que faz parte das nossas raízes.

Já começamos errados em chamá-los de índios, pois esse nome só foi designado pelos europeus navegadores que achavam que estavam chegando nas índias. Foram massacrados, escravizados, catequizados e perderam suas terras. Hoje são obrigados a viver em pequenos espaços, sem as mínimas condições de plantar e viver da mata. São negligenciados pelas autoridades.

Estamos obrigando-os a viver como a gente, com os nossos hábitos e nossos costumes enquanto deveriamos respeitá-los e aprender com eles.

É possível considerar uma cultura melhor que a outra? Um povo melhor que o outro? Um Deus mais benevolente do que o outro? Não seria melhor exercer um respeito e iniciar um diálogos entre as culturas? Será que vamos esperar o dia 19 de abril no ano que vem para voltarmos a refletir sobre os índios? Espero que não...

http://www.youtube.com/watch?v=F_6IjeprfEs

Um comentário:

  1. acho que os próprios índios estão perdendo suas raízes, numa tentativa de inserção no nosso universo. como se fosse uma questão de sobrevivência, sei lá.
    ano passado um amigo foi fazer uma pesquisa na reserva indígena e se comunicou com o cacique pelo celular. na hora eu pensei 'pô, um cacique com celular?' oO
    mas se ele não procurar se adaptar aos nossos costumes, nós vamos nos nos adaptar aos dele? infelizmente, eu acho que não. e assim acabamos contribuindo pra que eles próprios percam sua essência e a cultura vai ficando cada vez mais esquecida.

    ResponderExcluir